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Dicas saudáveis para a prática esportiva - by Drica Siqueira

Dicas by Drica

Fonoaudióloga e instrumentadora cirúrgica. Apaixonada pela corrida de rua, e natação, sempre levantou a bandeira de vida saudável como prevenção de problemas futuros; quando, de repente, se viu envolvida mais do que nunca com a atividade física e a alimentação saudável. Drica é blogueira e fornece dicas do dia a dia que possam cuidar da saúde de forma preventiva com a atividade física/esporte.

BENEFÍCIOS DO MIX DE FRUTAS!!!

03 / 07 / 2015

Hellooo pessoal!!!!
Já pararam para pensar sobre a importância daquela simples saladinha de fruta?
Simples, gostoso e super saudável, o mix de fruta pode te proporcionar diversos benefícios ! Confira abaixo todos os detalhes! Mas não se esqueça de consultar um nutricionista.
Beijinhoss
Proteção contra o envelhecimento precoce
As frutas possuem ação antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso são fontes naturais de vitaminas A, C e E, que também protegem contra o envelhecimento celular.
Combate ao estresse e à depressão
Quem sofre de depressão, normalmente pode ter deficiência das vitaminas C e A no organismo, vitaminas que podem ser encontradas na laranja, na manga e na banana, por exemplo, frutas que batidas com água formam um poderoso suco anti-estresse.
Ajuda a combater a celulite e retenção de líquidos
A celulite que tanto apavora a maioria das mulheres nada mais é o resultado de uma retenção de água e toxinas nas células. Frutas como a maçã e o abacaxi funcionam na prevenção de tal retenção, pois o abacaxi possui enzimas de ação anti-inflamatória e diurética e a maçã é ótima para eliminar as toxinas do corpo, fazendo uma verdadeira limpeza no organismo.
Auxilia no bom funcionamento no do organismo
As frutas possuem vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos indispensáveis para a saúde do corpo e para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
Opção saudável e com baixas calorias
Para saciar a vontade de comer doces, a salada de frutas é uma opção equilibrada e com baixas calorias. Uma taça de aproximadamente 250 gramas contém em média 131 calorias, mas tudo depende da fruta e principalmente dos acompanhamentos.
As saladas de frutas como opção de sobremesas recebem acompanhamentos diferentes para deixá-las saborosas. Mas para que você possa aproveitar o sabor das frutas sem se exceder, a dica é escolher acompanhamentos saudáveis como o próprio suco da fruta, o mel, a linhaça, o iogurte, a aveia e a granola, que além de possuírem poucas calorias, dão uma turbinada na sua salada deixando-a ainda mais nutritiva.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 400 g/dia de frutas e verduras, o que equivale a cinco porções/dia (três de frutas e três de legumes e verduras). Entretanto, segundo o sistema VIGITEL (pesquisa de 2006) o consumo de frutas, verduras e legumes no Brasil está aquém do sugerido como saudável. Em contrapartida, esse consumo, mesmo se tratando de alimentos saudáveis e nutritivos, não pode ser exagerado, principalmente para quem está de dieta. Além disso, existem frutas como a manga e o abacate que, embora saudáveis, são muito calóricas e devem ser ingeridas sem excesso.
Apesar dos inúmeros benefícios do consumo de frutas, outro cuidado que deve-se ter em relação às frutas é a lavagem. Em geral, comemos as frutas cruas e isso requer o dobro de cuidado na hora da lavagem, segundo recomendações do Ministério da Saúde.
Para adaptar o seu cardápio e incluir a quantidade de frutas necessárias para uma dieta saudável, a dica é consultar um nutricionista.
Fonte: dicasdemulher.com.br